Ligações

1 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

Informação  

INÍCIO DO 3º PERÍODO

Por indicações dadas pela Secetaria Regional de Educação o ínício do 3º Período irá processar-se da seguinte forma:

 

Dia 6 de abril

Em regime Presencial – 2º Ciclo

Em regime não Presencial – 3º Ciclo

 

Dia 12 de abril

Em regime Presencial – 3º Ciclo

 

FINAL DO 3º PERÍODO

25 de junho – 3º Ciclo

30 de junho – 1º e 2º Ciclo 


Plano de Contingência - COVID-19
 
 

Eventos   

Palestra "Alimentação Saudável"

No dia 21 de abril, foi realizada uma Palestra sobre “Alimentação Saudável” com a colaboração da Doutora Madalena Jesus (Nutricionista). A mesma foi destinada aos alunos do 9ºano, turma D e insere-se no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da turma, cujo tema “Educação para a Saúde”, já foi desenvolvido e articulado entre as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual, Francês, Inglês e TIC. Os alunos mostraram-se interessados e participativos.

176314055 1364505823921405 156990039842998661 n

Ler mais ... 

 

 Baú de leitura: 25 de abril

O Baú de Leitura da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras não podia esquecer de comemorar os 47 anos da revolução dos cravos, uma data histórica que nos libertou da ditadura e instaurou a liberdade e a democracia em que vivemos. Comemorar esta data constitui uma obrigação histórica pelo seu significado, simbologia e homenagem que nos merecem todos aqueles que com a sua vida, exemplo e determinação, tornaram realidade os direitos que temos hoje.

25abril

Ler mais... 


 
Tradições da Páscoa na União Europeia
 
3
 
Ler mais ...  

 Marta na Primavera
 
No dia 13 de Abril, ocorreu na Biblioteca do edifício do Curral das Freiras o evento:  "Hora do Conto" com a pré 1 e 2 denominada " Marta na Primavera". Para além da história sobre a estação do ano, os alunos trabalharam os meses do ano, em especial os meses que caracterizam a "Primavera".
 
martanaprimavera 2
 

 
Ação de sensibilização: Ferramentas de Aprendizagem e de Leitura Avançada

Nos dias 15 e 19 de março, o grupo de Educação Especial em colaboração com o grupo de Informática promoveram nas turmas do 5º1 e 5ºB, uma Ação de Sensibilização para as acessibilidades no recurso e utilização das TIC, ferramentas de aprendizagem no Microsoft Office Online e respetivas ferramentas de leitura avançada. Todas as ferramentas apresentadas visam melhorar a relação do utilizador com a leitura de documentos e poderão ser recursos muito úteis na educação.

2

Ler mais ...  

 

Rubrica - “Palavras Vivas” – Projeto “Ler com Amor”
 

Um conto sobre a importância da leitura e dos livros.

Felicidade clandestina

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria (...)

Ler mais ... 


 Páscoa com Arte
 
pca
 
Ler mais ...
 

 
Sessão de Cinema
No dia 26 de Março foi realizada uma sessão de cinema na biblioteca com a pré 1 e 2. O filme escolhido foi: "Groovy o Marciano : aprenda as cores com os ovos da Páscoa".
A sessão foi organizada com a colaboração das ajudantes da pré Marcelina e Ermelinda. No final da sessão os alunos foram presenteados com pipocas.
Boa Páscoa para todos!

Sessão de cinema Pré II

 
Dia Mundial da Poésia - Projeto Ler com Amor
 
dia da poesia2
 

 
Comemoração do dia da Matemática e dia do Pi – 14 de março
Grupos 230 e 500
 
Para assinalar esta data foram dinamizadas aulas lúdicas, nomeadamente o concurso “Quem quer ser matemático?” nas turmas do 7ºano e do 8º ano.
Também foram criados concursos, tendo sido pedido aos alunos a realização de trabalhos no âmbito desta celebração. Alguns destes trabalhos integram as seguintes exposições virtuais.
Os alunos que participaram nesta atividade demonstraram empenho, curiosidade e entusiasmo. Parabéns a todos!
IDM 1
Ler mais ... 

 Toyota carro de sonho – passatempo desenho

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 3ºciclo a turma do 8ºB sob orientação do docente Silvano Rodrigues participou no concurso nacional do passatempo de desenho Toyota Carro de Sonho 2021. Foram submetidos 18 trabalhos ao concurso nacional. O objetivo deste concurso é a criação de um carro ecológico, não poluente.

Foi com muita satisfação que recebemos a noticia que a aluna Ana Carolina ficou no 3º lugar do concurso nacional. A sua proposta foi um carro movido por doces.

O seu trabalho passará para a fase internacional e representará o nosso País na fase do concurso mundial que decorre no Japão.

Parabéns Ana Carolina :-)

CT

 Ler mais ...


 Rubrica: “Palavras Vivas” – Projeto “Ler com Amor”
 

        “A poesia não deixa de ser uma maneira de falar sozinho. Mas a solidão do poeta se comunica com outras solidões e é assim que se estabelece o fluxo da poesia. […] Há um grande número de poetas que são os leitores que gostam de poesia. Só que eles não sabem escrever e a gente fala por eles. Poesia não é coisa do outro mundo.”

                                                Mário Quintana, “A poesia é uma maneira de falar sozinho”, entrevista

Ler mais ... 


Hora do Conto - Dia do Pai

No dia 16 de Março foi efetuada a atividade Hora do Conto com o tema Dia do Pai, onde foi apresentado o livro com o título: O meu pai da autoria de Anthony Browne. Depois de contar a história, os alunos preencheram o certificado com o nome do pai (assistidos pelo adulto) e assinaram com a sua impressão digital. 

omeu pai livro

Ler mais ... 


 Baú de leitura: Folhas com Poesia

O Projeto Baú de Leitura assinalou o “Dia Internacional da Poesia” e o “Dia Internacional da Árvore” - 21 de março - realizando uma atividade denominada Folhas com Poesia, tendo os alunos desenhado e recortado folhas de plátano em papel de vários tons de verde e construído uma árvore. Esta foi montada junto à biblioteca da escola, no edifício de Santo António, e nela foram incluídas várias mensagens em forma de quadras poéticas, realizadas por algumas turmas do segundo ciclo, visto que as turmas do terceiro ciclo estão a ter aulas online.

1

Ler mais ...  


Easter Eggs Exhibition 2021

A Páscoa está a chegar e os alunos do 2.º ciclo da nossa escola participaram com entusiasmo na atividade proposta pelos seus professores de Inglês. O desafio era criar um Easter Egg (Ovo de Páscoa) reutilizando materiais que tivessem em casa. Muitos responderam ao desafio, dando origem à exposição que aqui divulgamos.

Póster EasterEggExhibition

Ler mais ...  

 

 Recolha de Livros Usados

CapturarRL

Ler mais ... 


 Palavras Vivas

MULHER

Um aroma suave
exalou das mãos do Criador,
quando seus olhos contemplaram
a solidão do homem no Jardim!
Foi assim:
o Senhor desenhou
o ser gracioso, meigo e forte,
que a sua imaginação perfeita produziu.
Um novo milagre:
fez-se carne,
fez-se bela,
fez-se amor,
fez-se na verdade como Ele quer!
O homem colheu a flor,
beijou-a, com ternura,
chamando-a, simplesmente,
Mulher!

Ivone Boechat

dm

Ler mais ... 


 Olhar sobre a arte II - Exposição do Grupo 600

Raquel 8A simetria reflexão

Ler mais ... 


Palestra - "Segurança Rodoviária e Evolução Automóvel"

No dia 2 de março de 2021, no âmbito da disciplina de Físico-Química,  realizou-se duas palestras on-line, através da plataforma Teams,  intitulada “Segurança Rodoviária e evolução automóvel” às turmas do 9ºD e 9ºE. O Orador convidado, Marco Ribeiro, instrutor da Escola de Condução Campanário, abordou os seguintes objetivos: Normas de Segurança (limites e controle de velocidade,  tempos de reação, distância de reação, distância de travagem e distância de segurança); Condições de circulação (visibilidade, condições atmosféricas, estado do veículo, …); A importância da utilização dos cintos de segurança, encostos de cabeça, os capacetes  e os airbags; e Breve história da evolução automóvel (cintos de segurança, airbags, pneus, capacetes, entre outros).

Capa Face Janeiro 2021

Ler mais ... 


Rubrica “Palavras Vivas” – Projeto Ler com Amor

Na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano

“A escrita, ou a arte, para ser mais abrangente, cumpre funções que mais nenhuma área consegue cumprir. (…) Sinto que há poucas experiências tão interessantes como quando se lê um livro e se percebe “já senti isto, mas nunca o tinha visto escrito”, procurar isso, ou procurar escrever textos que façam sentir isso, é uma das minhas buscas permanentes. Trata-se de ordenar, de esquematizar, não só sentimentos como ideias que temos de uma forma vaga, mas que entendemos melhor quando os vemos nas palavras. Trata-se também de construir empatia: através da leitura temos oportunidade de estar na pele de outras pessoas e de sentir coisas que não fazem parte da nossa vida, mas que no momento em que lemos conseguimos perceber como é. E isso faz-nos ser mais humanos. Na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano.”

 José Luís Peixoto, Diário de Notícias, 2003.

LC

Ler mais ... 


 Debate sobre a Inclusão

O grupo da Educação Especial promoveu o debate sobre o tema da Inclusão através da leitura e análise do conto Simão, Espírito de Campeão, de Vítor Morais, envolvendo os alunos e as suas famílias. Além do debate, os alunos elaboraram vários trabalhos a partir do conto analisado. 

Sem Título

Ler mais ... 

 

O Ganso Gastão
 

O Ganso Gastão quer ser diferente: charla como um tucano, nada como uma foca e salta como um canguru. Mas quando tenta ruuugir como o leão,
o resultado não é bem o que tinha pensado!

OGansoGatao I

Ler mais ... 

 

 Paixão: o acento agudo que queria ser til

Os alunos do 5º ano leram a história em conjunto "Paixão: o acento agudo que queria ser til." e consultaram palavras no dicionário. No final foi realizado um quiz sobre a história.

Atividade S. Valentim I

Ler mais ... 


O Carnaval e o sistema de ensino em tempo de pandemia

Este ano, o Carnaval será vivido de forma diferente: não haverá cortejos, nem foliões nem a habitual alegria de outros anos, mas será, sem dúvida, uma época para desfrutar em família, fazendo brincadeiras e partilhando bons momentos com os que moram connosco, pois cada um de nós é um agente de saúde pública, e o combate a este inimigo invisível, que praticamente parou o mundo, depende do nosso comportamento responsável e firme. 

T2

Ler mais ... 


Os músicos de Bremen

Para além da leitura da história, os alunos realizaram a pintura de uma ilustração da história e ainda foi realizada uma estátua com material reciclável (cartão e papel) para a participação do passatempo do Baú de Leitura "Desafio-Construção de uma estátua".

Os músicos de Bremen II

Ler mais ...  


 Les mots d’amour – La Saint Valentin

Para assinalar La Saint Valentin, foi feito um vídeo, fruto da compilação de alguns trabalhos dos alunos dos 7.º e 8.º anos, realizados em PowerPoint. Os alunos criaram um diapositivo com imagens e as palavras / expressões de amor utilizadas em francês às quais deram voz.
Num contexto de lecionação de aulas on-line, este desafio proporcionou aos alunos o desenvolvimento da sua autonomia e criatividade, bem como a exploração das TIC.
As docentes salientam o empenho e a satisfação dos alunos em participar na atividade.

Capturar

Ler mais ... 


O Carnaval e o sistema de ensino em tempo de pandemia- Rubrica “Palavras Vivas”- Projeto Ler com Amor

Este ano, o Carnaval será vivido de forma diferente: não haverá cortejos, nem foliões nem a habitual alegria de outros anos, mas será, sem dúvida, uma época para desfrutar em família, fazendo brincadeiras e partilhando bons momentos com os que moram connosco, pois cada um de nós é um agente de saúde pública, e o combate a este inimigo invisível, que praticamente parou o mundo, depende do nosso comportamento responsável e firme.  Provavelmente, teremos mais tempo para fazer os sonhos e as malassadas tradicionais da Madeira, regadas com o nosso delicioso mel de cana. Poderemos também ver filmes ou cortejos de Carnaval de anos anteriores na televisão…

Ler mais ...  


Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
 

No “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” - Vidas riscadas- 2.ª Guerra Mundial (do horror e da vergonha).

Desistimos. Não há como. Como dizer da angústia e do medo, do espanto e da dúvida, da fome e do frio.

Caem, soltas, na folha branca, palavras que não conseguem resistir ao peso que carregam e assim nos escapam e impedem de contar do tão pouco que sabemos; levam consigo a inutilidade das lágrimas, porque, na incomensurável tragédia, o choro se faz nó de tristeza sem tamanho e se prende, condenado, na caverna do peito, sem grito que o desamarre. (...) 

142424840 1069564403559286 4875023064857836645 n

Ler mais ... 


Palavras Vivas

As palavras existem para serem ditas, para comunicar, para transmitir sentimentos e emoções. Existem, também, para serem LIDAS. E LER é um ato de AMOR! É, precisamente, por esse motivo que nós, os dinamizadores do Projeto “Ler com Amor”, decidimos colocar, na página da escola, um excerto de um texto do escritor português José Saramago, que descreve as palavras com uma beleza, simplicidade e realismo capazes de encantar a nossa alma e fazer-nos refletir acerca da sua força, do seu poder.

Ler mais ...   


Vinda do Pai Natal
 
No passado dia 18 de dezembro, as crianças da nossa Escola, no edifício do Curral das Freiras, tiveram uma visita muito Especial.
O "Pai Natal" chegou de mota e, respeitando as medidas, mimou as nossas crianças . Foi um momento de grande Alegria!
 
IMG 20201218 WA0014
  

Decoração de Painéis

A Junta de Freguesia do Curral das Freiras em parceria com a EB/PE de Santo António e Curral das Freiras promoveram uma vez mais a atividade de “Decoração de Paineis” .

Nesta atividade participaram ativamente o pessoal docente e discente da nossa Escola com a decoração dos painéis para afixação nas portas da localidade, nesta quadra natalícia.

IMG 20201221 141626

ler mais ...  

 Hora do Conto - O Inverno
 
No dia 12 de Janeiro, foi realizada no Edifício do Curral a atividade  Hora do Conto na sala Pré 1 com a história "O Inverno". A atividade foi dinamizada pelo Técnico Paulo Calor com os alunos da Pré 1.
 
Hora do Conto O Inverno
ler mais...  

Flashes Literários
 
De 12 a 29 de janeiro irá decorrer no Edifício do Curral a exposição: "Flashes Literários". O objectivo é expor os trabalhos fotográficos de todos os vencedores, alunos e adultos do ano letivo anterior (2019-2020). O regulamento deste passatempo está disponível para consulta na biblioteca. Toda a comunidade escolar está convidada a participar na edição deste ano no passatempo "Flashes Literários "( Março de 2021). Qualquer dúvida ou questão contactar Paulo Calor (Pólo Curral das Freiras) ou através do e-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Grato pela vossa atenção.
 
Capturar
Ler mais ...