Vinaora Nivo Slider

Mensagem do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM


Sendo a gripe uma doença respiratória infeciosa transmitida através do contacto entre as pessoas ou do contacto com superfícies contaminadas por gotículas de saliva infetadas, a sua prevenção é  possível através da vacinação e com a adoção de medidas comportamentais para evitar a transmissão dos vírus da gripe.
Neste domínio, o IASAÚDE, IP-RAM tem reforçado a informação sobre as medidas a implementar para prevenir a transmissão da infeção. Entre estas medidas, salientam-se:

·        As regras de etiqueta respiratória (como tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço).

·        A higiene frequente das mãos (lavagem com água e sabão ou uso de solução alcoólica).

·        A adoção de um estilo de vida saudável (como dormir bem, ser fisicamente ativo, controlar o stresse, beber muitos líquidos e ter uma alimentação equilibrada).

·        O distanciamento social perante os sintomas de gripe (evitar contactos próximos com outras pessoas e locais pouco ventilados ou com aglomerados de pessoas, e ficar em casa, se possível).

Com o objetivo de incrementar a difusão desta informação, o IASAÚDE, IP-RAM divulgou 3 vídeos com conteúdo alusivo à prevenção da transmissão da gripe, disponíveis através dos links abaixo:

Etiqueta respiratória: https://www.youtube.com/watch?v=LvbSCeNmOAc

 
 
Uma recomendação do Instituto de
Administração da Saúde, IP-RAM



Lavagem das mãos: https://www.youtube.com/watch?v=Qh6jSzXT89Y
 
 
Uma recomendação do Instituto de
Administração da Saúde, IP-RAM



Distanciamento social: https://www.youtube.com/watch?v=vIytI2I7pbk
 
 
Uma recomendação do Instituto de
Administração da Saúde, IP-RAM

Reforçando a disponibilidade da informação já divulgada, anexamos a este e-mail os flyers “Gripe - Para evitar contrair o vírus da gripe esteja informado” e “Etiqueta respiratória e lavagem das mãos”, em formato simplificado, podendo esta documentação ser reproduzida e afixada/fornecida nos vários serviços.

Ainda, relativamente às medidas de prevenção face ao frio e às oscilações da temperatura, o IASAÚDE, IP-RAM divulgou também o flyer “O frio já chegou! Proteja-se” onde constam indicações. Este pode igualmente ser impresso e afixado/fornecido nos serviços de educação/escolas.

A consulta do site do IASAÚDE, IP-RAM (www.iasaude.pt) poderá complementar esta informação, estando disponíveis para download estes e outros materiais informativos sobre o Frio e a Gripe.