Ligações

TvSTicon 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

   Depois de muitas atividades de angariação de fundos, e de muitos pedidos de apoio, chegou a tão aguardada viagem a Lisboa. Saímos cedo de casa, atravessámos o Atlântico e aterrámos em Lisboa. Dirigimo-nos ao Parque das Nações onde visitámos o Oceanário e, no meio de raias, tubarões, lontras e pinguins, deixámo-nos maravilhar pela diversidade de espécies marinhas aí existentes, apresentadas pela nossa guia, a Rita. Depois de um almoço diferente, no Centro Comercial Vasco da Gama, fomos até São Vicente de Fora. Percorremos as ruelas de Alfama, espreitámos a cidade nos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia, entrámos na Sé e terminámos a tarde na Praça do Comércio, antigo Terreiro do Paço, palco de tantos acontecimentos da nossa História. Antes de descansar ainda fomos jantar fora e tomar café, aproveitando a amena noite lisboeta.

   Na manhã do segundo dia fomos até Belém. Visitámos a Torre, admirando este importante monumento, um dos ex-líbris da cidade. Ao chegar ao Mosteiro dos Jerónimos, para a visita guiada, deparámo-nos com um grande aparato policial. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebia nesse lugar o presidente da Áustria. Assistimos orgulhosos ao desfile do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da sua banda, da GNR a cavalo e demais forças de segurança, sentindo os olhos marejados quando ouvimos o nosso hino.

   Com o coração cheio, entrámos no Mosteiro e contemplámos este ícone da nossa nacionalidade, acompanhados pelo Tito dos serviços educativos. Depois da obrigatória passagem pelos Pastéis de Belém, almoçámos e fomos até à Assembleia da República, onde éramos esperados pela deputada madeirense, Sara Madruga da Costa. De forma muito hospitaleira, mostrou-nos o edifício, explicou-nos um pouco da sua história, do seu funcionamento e levou-nos a assistir a uma parte do debate quinzenal onde estavam o Primeiro Ministro, todos os ministros e deputados.

  Tivemos ainda tempo para descansar no Jardim da Estrela e visitar a Basílica com o mesmo nome, antes de ir para o aeroporto Humberto Delgado e regressar à Madeira. Foram dias muito proveitosos, onde convivemos, visitámos muitos locais onde nunca tínhamos ido, aprendemos mais sobre o nosso país e divertimo-nos imenso. Muito obrigado a todos os que contribuíram para que esta visita fosse possível!

 

Turma de Ensino Recorrente da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras