Ligações

1 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

O Grupo de Português assinalou o Dia Mundial do Professor, que se celebra a 5 de outubro, com uma aula aberta subordinada ao tema “Os professores da nossa vida”. Foi uma aula diferente, dada no dia 7 de outubro (o verbo DAR, um verbo tão bonito), pelo professor Rui Duarte Pereira, para a turma 7ºC. A iniciativa foi do professor de Português da turma, Sandro Nóbrega.

            Os alunos tinham estado, em momentos anteriores, a desenvolver trabalhos orais e escritos a partir de experiências positivas com professores que, de alguma forma, os tenham marcado e pelo quais guardam carinho.

            O professor Rui Duarte recordou que houve um tempo em que as aulas começavam a 7 de outubro e que o facto de a sessão decorrer nesse dia era simbólico também para ele, que regressava, daquela forma, à escola.

Ainda houve tempo para falarmos de Sebastião da Gama, do seu Diário, e de outros autores.

A aula é um espaço de reunião, num ambiente pedagógico que se quer salutar, com compromisso e partilha. O professor orienta, conduz, orienta saberes, com afeto, “um camarada um bocadinho mais velho” que sabe umas coisas e aprende outras. Assim a escola, assim a vida. Se há professores da nossa vida, também há alunos que nos marcam. É dessa relação que se faz uma Escola.

Um agradecimento ao professor Rui Duarte pela generosidade em partilhar mais um pouco de si.