Ligações

Provas2018

TvSTicon

moodle1

 place1

 ementas

 logotipo eco escolas

 

Ações de Sensibilização para os alunos

 

 

A Estrutura de Formação no dia 18 de abril, às 15:10h, promoveu uma palestra destinada aos alunos do 3.º ciclo, para as turmas 7.º G, 8.º B, 8.º C e CEF3, intitulada “Os Jovens e os Perigos na Internet”, ministrada pelo Inspetor José Custódio, da Polícia Judiciária, que teve como objetivo prevenir os alunos para os perigos no uso incorreto das aplicações online e redes sociais, para evitar a exposição dos jovens a situações desagradáveis no mundo virtual.
O Inspetor Custódio expôs os perigos que os jovens enfrentam no dia-a-dia na utilização da Internet, tais como: divulgação de suas fotografias e/ou vídeos sem autorização nas redes sociais; conteúdos inadequados, como pornografia, por mensagens instantâneas e nas redes sociais, onde terceiros procuram obter dados ou imagens comprometedoras para posterior chantagear e/ou obter favores sexuais ou dinheiro; comércio como a venda de produtos ou serviços, com a utilização não autorizada dos cartões de crédito dos pais; dependências nas redes sociais e nos jogos; e a violação dos direitos de autor, copyright, com a transferência e propagação de ficheiros (documentos, músicas, etc) e programas de forma ilegal, na prática de crime informático.
Ao longo da ação apelou pela participação dos alunos, debate, na exposição de experiências desagradáveis que afetam os jovens nos diversos ambientes digitais, de forma a sensibilizar os cuidados a ter, no uso das novas tecnologias e proteção de dados nas contas online.

 

received 1869046676453617  IMG 20180418 154826 min

O grupo de Informática, com a colaboração da Estrutura de Formação, promoveram ações de sensibilização para as turmas 7.º A, 7.º B, 7.º F, 7.º G, 8.º A, 8.º B, 8.º D, CEF1 – EI, CEF3 – INF, 9.º E, sobre a segurança na internet, no âmbito da atividade da “Semana da Internet Segura”, no mês de fevereiro.
As ações foram ministradas pelos técnicos do Serviço da Defesa do Consumidor, com intuito de prevenir, transmitir e orientar aos alunos sobre os comportamentos seguros de navegação na internet, proteção de dados e prudências nas compras online, de forma a colmatar alguns dos riscos na qual os alunos estão exposto aquando da utilização inadequado das ferramentas online.

 

IMG 20180202 101228 min

 

IMG 20180202 101302 min

 

IMG 20180202 102544 min

A Estrutura de Formação promoveu no passado dia 7 de fevereiro, pelas 18:30h, uma ação de sensibilização sobre o problema da obesidade infantil, destinada aos Encarregados de Educação, intitulada “Obesidade Infantil”, dinamizada pelo Dr. Bruno Sousa, nutricionista.
A Estrutura de Formação agradece a participação de todos os intervenientes neste evento.

 

IMG 20180207 183930 min

 

IMG 20180207 185338 min

A Estrutura de Formação promoveu no passado dia 18 de maio, pelas 18:30h, uma ação de sensibilização destinada aos Encarregados de Educação intitulada “As crianças, os media e as tecnologias”, dinamizada pelas doutoras da Equipa Pediátrica do Centro Hospitalar do Funchal.
A Estrutura de Formação agradece a participação dos Encarregados de Educação presentes neste evento, a colaboração das médicas pela transmissão dos benefícios, dos riscos e dos problemas comportamentais nas crianças e nos jovens com a utilização da internet e as recomendações sobre o uso das tecnologias nas diferentes faixas etárias (bebé e os adolescentes).

 

Colagem sem título 2