Ligações

TvSTicon 

moodle1

 place1

 atividades

ementas

 

 logotipo eco escolas

 

Atividades

 

No dia 9 de janeiro, pelas 16:45, na sala de sessões da escola de Santo António irá decorrer a primeira fase do Triatlo Literário, para o 3º ciclo, dinamizada pelo projeto Baú de leitura.

 

cartaz contos Trindade Coelho

   A escritora madeirense Graça Alves e o ilustrador Nelson Henriques estiveram presentes na biblioteca da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras (polo do Funchal), no passado dia 27 de novembro, no âmbito do projeto Baú de Leitura.
   Graça Alves é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, foi professora do Ensino Secundário e presentemente exerce funções no Centro de Estudos de História do Atlântico. Já publicou várias obras: Um Pingo de Sol na Areia (2008); O Sétimo Dia (2005), Foi o Mar (2007), Meu Simão Daquela Tarde (2010), Contra a Corrente (2011), Constança (2013), A chave (2015), Constança, a surpresa (2017). Já recebeu vários prémios literários, tendo publicado muitos artigos e ensaios em revistas e em jornais.
   O ilustrador Nelson Henriques, que também é madeirense, licenciou-se em Arte e Design, variante Design Projetação, pela Universidade da Madeira, tem formação complementar na área de Técnico de Multimédia e muitas já foram as obras literárias que ilustrou colaborando com vários escritores.
   O encontro de Graça Alves e de Nelson Henriques com os alunos de Santo António foi de grande entusiasmo para estes; ao longo das últimas semanas elaboraram um conjunto de trabalhos, orientados pelos professores de Português e de Educação Visual, procurando ilustrar as ideias essenciais da obra ‘Constança: a surpresa’.
   Mais um sublime momento de promoção do livro e da leitura na nossa escola! Obrigada a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação e à autora e ao ilustrador pela simpatia, delicadeza e disponibilidade.

 

 

No presente ano letivo, o Projeto do Baú de Leitura é dinamizado pelas professoras Emília Jordão e Vanda Pereira.
Dando seguimento aos anos anteriores, vai dar-se início à campanha "Oferece um livro ao Baú de Leitura", dirigida a todos os membros da comunidade educativa. Esta tem como objetivo angariar livros, novos ou usados (literatura infantojuvenil em bom estado de conservação), para que possam ser requisitados por toda a comunidade escolar.
Desde já, agradecemos a todos os que venham a colaborar neste projeto, pois a sua concretização não depende apenas das suas dinamizadoras, mas, principalmente, de todos aqueles que de uma forma direta ou indireta nele se envolverem.

 

bau1

    O escritor António Mota dia 16 de maio veio à nossa escola a convite da Editora Leya. Na biblioteca decorreu uma apresentação preparada pela turma do 6ºA, dinamizada pelo professor Sandro Nóbrega e com a participação do professora de Português da turma, Helena Nunes. Consistiu num guião de leitura acerca do livro Pedro Alecrim, lide e explorado na aula. A turma do 6ºB também preparou com a professora Olga Andrade a apresentação da biografia do escritor. A turma do 7ºA também assistiu ao encontro, a turma foi acompanhada pela professora Maria João e o professor Riu Duarte. Os alunos mostraram-se muito empenhados e motivados e no final do encontro pediram para o escritor autografar os livros que tinham comprado. Foram observados os cartazes acerca dos livros e do escritor que tinham sido colocados na biblioteca pelo Baú de Leitura.

 1

 

2

 

 

O escritor António Castro esteve no passado dia 19 de abril, pelas 15 horas, na escola EB23 Santo António, no âmbito do Projeto Baú de leitura.
Com mais de 30 obras publicadas, António Castro é um escritor bem conhecido, não só do público infantojuvenil, nomeadamente pelas suas participações, como letrista, nos festivais da canção infantil e juvenil da Madeira. Há alguns anos atrás fez a letra da canção “O menino do Porto Santo” com música da professora Cecília Freitas, canção essa que participou no Festival da Canção Infantil da Madeira. Os alunos da nossa escola receberam-no com esta canção, o que fez com que o encontro começasse de forma animada e entusiástica.
O autor falou de várias das suas obras e principalmente do seu livro mais recente “Mágicas Sementinhas”, lançado na Feira do Livro de 2017. É um livro muito interessante que parte de um acontecimento real, a tragédia dos incêndios na Madeira que destruíram grande parte do Parque Ecológico do Funchal e que transformaram por completo a paisagem envolvente da nossa cidade.
Mais um sublime momento de promoção do livro e da leitura na nossa escola! Obrigado a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação e ao autor António Castro pela sua delicadeza e disponibilidade.
Um obrigado muito especial aos colegas de Educação Musical Cecília Freitas e Abílio Gonçalves e às colegas de Educação Visual Carmo Afonso e Isabel Branco.

 

1 min  2 min  

 

3 min  4 min  5 min