Atividades

 

    O escritor António Mota dia 16 de maio veio à nossa escola a convite da Editora Leya. Na biblioteca decorreu uma apresentação preparada pela turma do 6ºA, dinamizada pelo professor Sandro Nóbrega e com a participação do professora de Português da turma, Helena Nunes. Consistiu num guião de leitura acerca do livro Pedro Alecrim, lide e explorado na aula. A turma do 6ºB também preparou com a professora Olga Andrade a apresentação da biografia do escritor. A turma do 7ºA também assistiu ao encontro, a turma foi acompanhada pela professora Maria João e o professor Riu Duarte. Os alunos mostraram-se muito empenhados e motivados e no final do encontro pediram para o escritor autografar os livros que tinham comprado. Foram observados os cartazes acerca dos livros e do escritor que tinham sido colocados na biblioteca pelo Baú de Leitura.

 1

 

2

 

 

O escritor António Castro esteve no passado dia 19 de abril, pelas 15 horas, na escola EB23 Santo António, no âmbito do Projeto Baú de leitura.
Com mais de 30 obras publicadas, António Castro é um escritor bem conhecido, não só do público infantojuvenil, nomeadamente pelas suas participações, como letrista, nos festivais da canção infantil e juvenil da Madeira. Há alguns anos atrás fez a letra da canção “O menino do Porto Santo” com música da professora Cecília Freitas, canção essa que participou no Festival da Canção Infantil da Madeira. Os alunos da nossa escola receberam-no com esta canção, o que fez com que o encontro começasse de forma animada e entusiástica.
O autor falou de várias das suas obras e principalmente do seu livro mais recente “Mágicas Sementinhas”, lançado na Feira do Livro de 2017. É um livro muito interessante que parte de um acontecimento real, a tragédia dos incêndios na Madeira que destruíram grande parte do Parque Ecológico do Funchal e que transformaram por completo a paisagem envolvente da nossa cidade.
Mais um sublime momento de promoção do livro e da leitura na nossa escola! Obrigado a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação e ao autor António Castro pela sua delicadeza e disponibilidade.
Um obrigado muito especial aos colegas de Educação Musical Cecília Freitas e Abílio Gonçalves e às colegas de Educação Visual Carmo Afonso e Isabel Branco.

 

1 min  2 min  

 

3 min  4 min  5 min

No dia 15 de março, pelas 15h10, na biblioteca da nossa escola, a autora Sofia Mariana Henriques veio apresentar o seu primeiro livro, um conto chamado A Cestinha Cintilante e que convida os leitores a fazerem uma viagem pelo mundo dos valores: Respeito, Gratidão, Responsabilidade, Partilha e Sinceridade.


O livro editado pel’O Liberal e com ilustrações de Filipa Silva, é a concretização de um sonho “ao nível pessoal e profissional” e que a autora diz ir ao encontro do seu lema de vida: “Eu Quero! Eu Posso! Eu Consigo!”


Os alunos e Professores presentes ouviram-na com bastante interesse, principalmente quando falou da importância da escrita e de como começou a despertar para esta competência.


A vinda da escritora foi promovida no âmbito do Projeto Baú de Leitura e contou com a presença das turmas A e C do 6º ano que realizaram, em sala de aula, trabalhos relacionados com os valores.


Mais um bonito momento de promoção do livro e da leitura na nossa escola! Obrigado a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação!

 

No passado dia dois de março realizou-se a segunda fase do concurso Triatlo
Literário no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas.
A obra selecionada para esta fase foi História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda.
O aluno Ivan Vasconcelos, da turma A do 8º ano, que tinha ficado em primeiro lugar na primeira fase do concurso realizada a nível de escola, voltou a obter o primeiro lugar a nível do grupo de escolas do Funchal, transitando para a terceira e última fase do concurso a realizar-se no Museu da Eletricidade, no dia vinte e sete de abril.


As escolas do concelho do Funchal, apuradas para a última fase, são as seguintes:
1º lugar - Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António.
2º lugar - Colégio dos Salesianos do Funchal;
3º lugar - Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos Bartolomeu Perestrelo;
4º lugar - Externato Apresentação de Maria.


As dinamizadoras do projeto Baú de Leitura da EBSA felicitam o Ivan por mais uma vitória e desejam-lhe muito boa sorte para a final.

 

IMG 20180305 214228

No passado dia 9 de fevereiro, foi realizada a última fase do Concurso de Soletração, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António: este concurso foi dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura com a colaboração dos professores de português. O concurso foi dirigido a todos os alunos do segundo ciclo, tendo a participação de todas as turmas de 5.º e 6.º anos de escolaridade na fase inicial. Após a pré-seleção, ficaram inscritos três alunos por turma para a fase final. 


Este concurso, organizado em três níveis de dificuldade, consistiu em ouvir uma palavra e pronunciá-la letra por letra corretamente. O concurso apresentou como objetivos principais aperfeiçoar a ortografia, desenvolver o vocabulário e favorecer a interação entre as turmas.


O Concurso decorreu da melhor forma, com muito empenho e concentração por parte dos participantes. Após uma final bem disputada e muito equilibrada, foram apurados os três vencedores:
1.º Lugar: Rodrigo Cardoso, 5.ºA
2.º Lugar: Soraia Tavares, 6.º B
3.º Lugar: Luís Gonçalves, 5.º D


Agradecemos a participação e colaboração de todos os alunos e professores envolvidos nesta atividade e enviamos os nossos parabéns aos vencedores.

 

Imagem1  Imagem2

 

Imagem3