Os alunos do CEF de Empreagdo Comercial efetuaram, no passado dia 14 de maio, uma visita de estudo ao Núcleo Museológico do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira-IVBAM (Museu do Bordado), na zona do Campo da Barca, no Funchal.
A visita aconteceu no âmbito da disciplina de Atividades Económicas.
O Núcleo museológico foi reformulado em 1996 para melhor expor algumas das mais importantes peças artesanais regionais, nomeadamente o bordado da Madeira e a sua evolução temporal, a tapeçaria e embutidos de madeira.
A influência da indústria de bordados assume uma importância decisiva na economia, cultura e vida social da ilha desde a segunda metade do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX.
Este espaço museológico presta uma homenagem a uma arte secular, oferecendo ao visitante uma mostra de peças, verdadeiras relíquias, que foram sendo produzidas ao longo de cerca de 150 anos, atestando o requinte, luxo e perfeição que desde sempre foram denominadores comuns desta arte, que pelos seus atributos se foi transformando em marca, reconhecida internacionalmente.
O Núcleo reúne um acervo constituído por peças de Bordado Madeira produzidas, entre a década de 60 do séc. XIX, até aos anos 30 do século XX reproduzindo o denominado período romântico.
Ao longo destas décadas foram dadas diversas utilizações ao Bordado Madeira, desde vestuário, roupa interior e trajes, até roupa de cama, toalhas de mesa, acessórios de banho e outros que adornavam minuciosamente quartos, salas e casas de banho. Estas peças estão enquadradas em ambientes que foram recriados à imagem daquela época.

 

Bordado1