No passado dia 11 de abril realizou-se na nossa escola um campeonato interescolar do jogo do SuperTmatiK, que coloca em evidência as capacidades de cálculo mental dos alunos.
Participaram alunos, do quinto ao sétimo ano, da nossa escola, contra alunos do quinto ao nono ano da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, sendo no total dez equipas de pares alunos, um de cada escola, assim como alunos dos clubes das duas escolas, totalizando quarenta e cinco alunos e cinco professores.
Os alunos, em grupos formados por alunos das duas escolas, acompanhados dos professores e com base num questionário, fizeram uma visita guiada à escola, na qual se destacou o passado histórico da Quinta Josefina.
De seguida deu-se início ao campeonato do jogo SuperTmatiK realizado em duas eliminatórias entre pares, dentro do mesmo ciclo de escolaridade.
Após o apuramento dos alunos vencedores, ver lista no final do texto, teve lugar a entrega de prémios, sendo atribuído um prémio de participação a todos os alunos envolvidos e outro aos vencedores. Destaca-se que a EB 2,3 do caniço presenteou os alunos participantes da nossa escola, oferecendo a cada aluno um marcador em origami.
Finalizou-se a atividade com um lanche convívio patrocinado pela nossa escola. 
Denotou-se que os alunos envolveram-se na realização dos jogos com um verdadeiro espírito de competição saudável, proporcionou-se assim, momentos de matemática divertida.

 

 

No dia 20 de janeiro foi realizado o sorteio do desafio de Natal proposto pelo Construmatic que consistiu na construção de uma árvore de natal utilizando todas as peças do tangram.
O prémio foi para a aluna Tatiana Rodriguez Góis Gomes, número 21 do 5ºB.

No dia 9 de fevereiro nas atividades de carnaval foram divulgadas algumas magias numéricas entre a comunidade escolar, sendo a seguinte realizada logo antes do concurso de soletração.

 

Descobrir a palavra e a página de um livro.


 Abre um livro da biblioteca numa página ao acaso
 Escolhe na nona linha, uma palavra da 1ª metade dessa linha
 Faz os seguintes cálculos:
     Multiplica a página do livro por 10
     Soma 25
     Agora, soma o nº de ordem da linha
     Multiplica por 10
     Soma o nº de ordem da palavra na linha
 Indica apenas o número final e entrega o livro fechado.
 Depois de pensar um pouco, abre-se o livro e lê-se a palavra escolhida em voz alta.

 

No dia 28 de fevereiro realizou-se o campeonato interturmas de cálculo mental - jogo do Supertmatik. Participaram dois alunos de todas as turmas de 5º, 6º e 7º anos, apurados no campeonato intraturma realizado desde o final de janeiro.
Ficaram apurados os seguintes alunos que participarão no dia 11 de abril no campeonato entre a nossa escola e a escola 2,3 do Caniço e no campeonato online nacional a realizar-se até final do mês de abril.

 

Ano Turma Alunos vencedores:
5º B 1º - Lucas Viveiros, nº24
5º B 2º - Henrique Vieira, nº15
6º A 1º - Henrique Castro, nº1
6º B 2º - Sara Ferreira, nº19
7º B 1º - Duarte Andrade, nº 8
7º A 2º - João Augusto Torres, nº12

 

Gif magias

 

sorteio tangram

Atividades dinamizadas pelo clube Construmatic no âmbito da comunidade escolar no presente ano letivo:

Ø  Divulgação do clube através da construção de um separador em origami;

Ø  Participação no vigésimo aniversário da escola assinalado no dia dezassete de outubro apresentando diversas atividades lúdicas.

Ø  Sorteio de pão por Deus – os alunos que resolveram de forma correta o desafio, alusivo à festividade do Pão por Deus, ficaram habilitados ao sorteio, sendo o feliz contemplado o aluno Afonso Silva do 5º D.  

 

Atividades dinamizadas pelo clube Construmatic from tvsantoantonio on Vimeo.

   A final do Agente X - Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática
   O clube Construmatic felicita os doze alunos da nossa escola que participaram na final do Agente X. De realçar que o aluno Ivan Alexandre Vasconcelos, nº 9, do 7º A, conseguiu alcançar o terceiro lugar na versão “max” (7º e 8 anos), sendo premiado com duas passagens de navio ao Porto Santo.
   Na décima primeira edição deste projeto apoiado pela Direção Regional de Educação e pela Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral participaram mais de mil alunos de todas as escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da região, públicas e privadas, que responderam via e-mail a dez problemas de matemática propostos pelos coordenadores deste projeto.
   Cerca de 100 alunos finalistas participaram, na passada terça-feira, em Santana, na final do Agente X - Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática, sendo da nossa escola sete alunos do 2º ciclo e cinco do 3º ciclo.
   A Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios aconteceu no Parque Temático da Madeira e contou com a presença do Senhor Secretário da Educação Dr. Jorge Carvalho. O projecto 'Agente X' procura desmitificar a Matemática, através da resolução de problemas apresentados de forma lúdica e atractiva.

 

 

 AgenteX

No passado dia um de junho do corrente ano, o clube Construmatic dinamizou um Peddy Paper que teve como finalidade a divulgação da história, baseada em factos verídicos, que se passou com uma menina chamada Sadako Sassaki de doze anos a quem foi diagnosticado uma leucemia. É uma das sobreviventes da destruição de Hiroshima em 1945, tinha apenas dois anos. Também foram divulgados os tsurus em origamis, que foram elaborados por alguns alunos frequentadores do clube, e que fazem parte da referida história.
O Peddy Paper decorreu entre as 12h25 e as 14h05 e a participação dos alunos da escola foi voluntária e divulgada aos alunos pelos docentes que lecionam a disciplina de matemática. Realizou-se no bar dos alunos e respetivo pátio e na biblioteca da escola. Os alunos, após formarem equipas de 2, 3 ou 4, e seguindo as orientações do folheto de inscrição, tinham trinta minutos para completarem a prova. Esta consistia na resolução de um desafio, um crucigrama alusivo à história Sadako Sassaki e uma atividade denominada “Arcos”. Terminada a prova tiveram ainda a oportunidade de aprenderem a elaborar um tsuru em origami preparado pelos alunos frequentadores do Construmatic.
A equipa vencedora deste Peddy Paper foi o “Quarteto maravilha” do 9ºB, constituída pelas alunas: Lília Lucas, nº16; Joana Macedo, nº9; Ana Catarina, nº2 e Joana Pontes, nº10. Parabéns às vencedoras que foram premiados com um livro, cada uma, doado por uma editora.

 

2017 06 01 13.14.56  2017 06 01 13.27.41

2017 06 01 13.27.53  2017 06 01 13.51.06