Ligações

1 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

 

Delegada de Grupo

Alice Aveiro

 

No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos da turma 7.º1 realizaram trabalhos sobre os planetas do Sistema Solar.  

Os alunos completaram uma tabela com as informações de um planeta do Sistema Solar. Além disso, elaboraram o respetivo planeta, utilizando materiais à escolha. 

Estes trabalhos encontram-se em exposição no piso 1 do Edifício do Curral das Freiras. 

NOTA: os planetas não estão representados à escala. 

Corina Saldanha 

 

 

Mais uma vez, a associação de astrónomos da Madeira aceitou o convite, seguindo todas as recomendações sanitárias exigidas em tempos de pandemia, e proporcionou, aos alunos de sétimo ano da nossa escola, um olhar mais curioso sobre as missões Apollo e as viagens ao nosso satélite natural – Lua.

Os dois monitores Sandro Correia e José António Nunes levaram até aos nossos alunos uma série de imagens das principais missões lunares e ainda os projetos para os próximos anos com a importante missão Artemis bem como os contributos da Índia e China em competição na exploração do nosso satélite natural.

Imagens de José Nunes

 

 

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo grupo de Físico-Química, o planetário da Associação de Astronomia da Madeira deslocou-se ao Edifício do Curral das Freiras no dia 29 de janeiro, onde os astrónomos realizaram nove sessões de Astronomia adaptadas ao grau de ensino, nas quais participaram alunos da Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras. No final de cada sessão foram mostrados dois vídeos-resumo alusivos ao Sistema Solar, Constelações e outros conceitos e sobre os 50 anos da alunagem e Exploração Espacial.

Um grupo de cerca de 130 pessoas (entre alunos, docentes e funcionários) teve oportunidade de estar com os monitores Alexandre Gomes e José Rocha que proporcionaram momentos lúdicos e interessantes sobre vários temas do espaço.

Os astrónomos aproveitaram para ver a exposição sobre o “Sistema Solar – representação planetária à escala”, que se encontra no corredor do piso 3 do Edifício do Curral das Freiras.

Corina Saldanha

1

2

3

Nos dias, 12 de dezembro e 16 de Janeiro, a turma D do 7ºano realizou duas visitas de estudo à Central hidroelétrica dos Socorridos e ao Museu de eletricidade da Madeira, no âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular da turma “Fontes de energia, o seu impacte ambiental e sustentabilidade do Planeta”. As atividades foram na disciplina de Físico-química com a colaboração do Projeto Eco-escolas.

ve7d1

ve7d3

ve7d4

ve7d2

PLANETÁRIO

Subcategorias