Ligações

TvSTicon 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

 

Delegada de Grupo

Alice Aveiro

 

No dia 18 de outubro, no miradouro do Pico dos Barcelos, a Comunidade Escolar encerrou o dia participando numa sessão de observação noturna organizada pelo grupo disciplinar de Físico-Química com a colaboração dos Astrónomos da Madeira. Para um grupo de cerca de 70 pessoas, entre alunos, encarregados de educação, familiares e docentes, foi possível observar os planetas Júpiter e Saturno.

73286771 2387930187927561 1677943087168487424 n

 

75635912 2387929921260921 3385334617601998848 n

cartaz obs astr

No dia 21 de janeiro de 2019, alguns alunos das turmas 5º 1, 6º 1, 7º 1 e 8º 1 do Edifício do Curral das Freiras e das turmas do 7º A, 7º B, 7º C e 7º E do edifício de Santo António, participaram na Visita do Planetário Odisseia Imersiva. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Corina Saldanha, Mariana Ribeiro, Ana Sofia Soares, Regina Jardim, Cristina Melim e Lurdes Lopes.
Esta visita realizou-se com o intuito de proporcionar uma viagem pelo conhecimento, através da projeção de um filme pedagógico “Origens da Vida”, sendo esta uma ferramenta fundamental para as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química. Os alunos aderiram muito bem a esta iniciativa, revelando interesse e curiosidade ao longo da atividade.

 

Planetario Curral

 No dia 21 de novembro de 2018 realizou-se a VI edição do concurso anual de Pontes de esparguete. Este concurso é organizado pelos professores de Físico-Química e participam todos os alunos do 9ºano e do curso de educação e Formação “Operador de informática”. Esta edição contou com a participação de sies turmas do edifício de Santo António e duas turmas do edifício do Curral da Freiras.
 É de destacar ainda a colaboração dos professores do Grupo de TIC e dos alunos de CEF de Operador de Informática na organização do evento.
 O principal objetivo deste concurso é incentivar as capacidades criativas dos alunos no projeto de uma ponte executada com um material tão comum como o esparguete. Este trabalho visa aumentar o interesse dos alunos pela criatividade/investigação e pela procura de soluções engenhosas para os problemas propostos.
Existem duas categorias a concurso: “Resistência” e “Estética”. O objetivo das pontes concorrentes à categoria “Resistência” é construir uma ponte que suporte a maior carga possível. O objetivo das pontes concorrentes à categoria de “Estética” é construir uma ponte que cumpra o regulamento e seja arquitetonicamente agradável.
 O concurso teve a apresentação das alunas Laura Menezes do 9ºA e Laura Aguiar do 9ºD
 Os alunos envolveram-se positivamente na construção das pontes, tendo os trabalhos produzidos ido ao encontro dos objetivos propostos.
 Os vencedores neste ano na categoria de “resistência” foram as alunas Nicole Rodrigues, Lícia Fernandes e Jéssica Fernandes do 9ºD, com a sua ponte a conseguir 8kg de resistência. Os vencedores na categoria de “estética” foram os alunos Carla Silva, Raimundo santos e Vitória Vieira, do 9º1.

 

"Os alunos do Curso de Eletricidade de Instalações no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Química participaram no projeto EDUROVs, dinamizado pelo Observatório Oceânico da Madeira com a colaboração da Plataforma Oceânica de Canárias (PLOCAN). O projeto consistiu na construção de robôs submarinos (ROVs – Remotely Operated Vehicles) pelos alunos sob orientação dos respectivos professores. Os ROVs construídos foram apresentados no Encontro de Robótica Submarina Educativa, ocorrido no dia dezoito de maio, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, sendo o ROV apresentado pelos alunos do Curso altamente elogiado por todos presentes.

 

Mário Aniceto

 

Subcategorias