Ligações

TvSTicon 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

No âmbito da semana do Desporto Escolar, entre o dia 27 e 30 de maio, os alunos da Educação Especial das turmas do 2º ano, 3º ano, 5ºA, 5ºB, 5º1, 6º1, 7ºA, 7º1, 8º E-I, 8º1, 9º1 e do CEF-A participaram nas Atividades Motoras Adaptadas - AMA, nomeadamente nas atividades recreativas (circuito de habilidades motoras básicas) e nas modalidades competitivas (basquetebol, atletismo e futebol).

Foi uma semana de inclusão no desporto, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de desenvolver as suas capacidades e de socializar com participantes de outras escolas. Esta atividade teve como objetivos a promoção do desporto como forma de integração dos alunos com necessidades educativas especiais e a mobilização da comunidade educativa.

Os alunos conseguiram as seguintes classificações nas modalidades competitivas:

Basquetebol

- 1º lugar femininos (menores de 16 anos) e 2º lugar masculinos (menores de 16 anos)

Futebol

2º lugar (menores de 16 anos)

Atletismo

- (60mts) 1º lugar - Elisabete (7º1) e 2º lugar - Ana Raquel (7º1)

- (100mts) 2º lugar - Luísa (9º1) e Nuno (8º1)

- (200mts) 1º lugar - Ana Raquel (7º1) e Matilde (5º1) e 2º lugar - Elisabete (7º1)

- (400mts) 3º lugar - Nuno (8º1)

Mais importante do que os resultados foi o facto destes alunos terem vivenciado novas experiências e aproveitado um ambiente de diversão e convívio.

 

 

   No passado dia 21 de maio, o grupo da Educação Especial realizou uma visita de estudo à Escola Profissional Francisco Fernandes, em S. Martinho. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Filomena Pacheco, Vera Menezes, Zélia Travassos e Marta Vieira.

   A visita teve como objetivos dar a conhecer outros percursos formativos; promover a orientação vocacional; fomentar a socialização e a autonomia e proporcionar aos alunos o contacto com o meio extraescolar.

   Durante a visita, os discentes mostraram-se sempre motivados e interessados, participando nas atividades promovidas com empenho e dedicação. Revelaram-se também bastante curiosos, colaram questões de forma a esclarecer as dúvidas sobre os cursos apresentados e a forma como estão estruturados.

   Foi uma experiência enriquecedora, pelo que deixamos o nosso agradecimento a todos os profissionais e alunos que nos receberam.

 

ee1

 

ee2

No dia 27 de março do corrente o grupo da Educação Especial realizou uma visita de estudo à Rádio Televisão Portuguesa da Madeira. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Filomena Pacheco, Vera Menezes e Zélia Travassos.
Esta visita teve como objetivos proporcionar a aquisição de conhecimentos através de atividades fora do contexto de sala de aula; permitir aos alunos o contacto com uma régie e um estúdio de gravação e familiarizar os participantes com as mais diversas ferramentas de divulgação da notícia.

 

rtp

   No passado dia 21 de março, os alunos da Educação Especial do 8º1 e do 9º1 foram ao Cine Teatro de Santo António, acompanhados pela respetiva docente especializada, assistir à peça de teatro “Histórias e Lendas com e sem emendas” inserida nas comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira. As Lendas abordadas foram: Lenda da Atlântida, Lenda da Descoberta da Madeira, Lenda da Capela das Almas Pobres, Lenda da Senhora do Monte, História dos Corcundas, Lenda do Cabo Girão, Lenda do Tesouro da Furneira, Lenda da Velha da Levada, Lenda dos Huguenotes, Lenda da Espada de D. Sebastião, Lenda de Arguim, Lenda do Cavalum, Lenda dos Profetas, Lenda do tesouro da Capitão Kid, Lenda de Machim.
   Depois da peça de teatro seguiu-se um treino de competências funcionais no âmbito do currículo específico individual destes alunos, onde tiveram oportunidade de realizar compras no supermercado e em algumas lojas locais.
   Esta atividade teve como objetivos: incentivar o gosto pela cultura e arte, fomentar a socialização, treino e desenvolvimento de competências funcionais.

 

 

teatro

No passado dia 8 de janeiro, alguns alunos da Educação Especial acompanhados pelas respetivas docentes especializadas, visitaram o Presépio do Curral das Freiras. Esta visita teve como objetivos promover o gosto pela cultura e tradições regionais; fomentar a socialização e desenvolver competências funcionais e sociais. No final da visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer as instalações da escola no Curral das Freiras, onde foi recebido com carinho e boa disposição por toda a comunidade educativa. A visita terminou com um lanche convívio na cantina da escola, onde não faltou alegria e camaradagem.

 

50312614 307906196500710 2784055869225041920 n

 

 

 

50614294 670985589965642 2656974787733094400 n