Ligações

TvSTicon 

moodle1

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

 

Delegada de Grupo

Edite Andrade

 

O grupo de Francês da nossa escola assinalou esta data com uma exposição na qual estão algumas palavras associadas a diversas cores que traduzem sentimentos, estados de espírito e emoções relacionadas com a AMIZADE. Os alunos do 3º ciclo, de ambos os edifícios (Santo António e Curral das Freiras), pintaram e decoraram as palavras dando-lhes cor e vida.
Através desta atividade, pretende-se não só valorizar este sentimento precioso, bem como incentivar o cultivo do mesmo através da apresentação desta área vocabular tão rica e maravilhosa. A divulgação destas palavras escritas em francês por toda a escola, visa igualmente difundir a língua francesa que é também conhecida como a "Língua do AMOR".
De salientar que os materiais da exposição foram essencialmente reutilizados o que traduz também o nosso apreço pelo ambiente e pela nossa mãe natureza.

 

As docentes de Francês deixam aqui, a toda a comunidade, os seus votos natalícios com a apresentação dos trabalhos dos seus alunos. De salientar que muitos dos postais foram elaborados com materiais reutilizáveis, dando utilidade aos nossos resíduos, no sentido de promover uma utilização sustentáveis dos recursos. É através de pequenos gestos que incutimos valores muito importantes. 

Aproveitamos também a oportunidade de felicitar a criatividade e empenho de todos os alunos que participaram nesta atividade.

 

 

Clica na imagem para visualizares a apresentação:

expo juin2017

No dia 4 de abril de 2017 a turma E do 9º ano realizou uma visita de estudo ao Lar de São Francisco do presente ano das 14 às 16h, no âmbito das Disciplinas de Francês e Formação pessoal e social.


A visita teve como objetivos promover a cidadania, impulsionar o encontro intergeracional através do convívio dos jovens com os utentes do lar permitindo aprendizagem de parte a parte, estimular o respeito e consideração pela pessoa idosa, desenvolver competências de generosidade e solidariedade; trabalhar o tema da solidariedade na disciplina de Francês e fomentar a importância do exercício e atividade física na promoção de um estilo de vida saudável.


Os alunos foram acompanhados pelo Diretor de Turma Dinarte gaspar, e pelas professoras das disciplinas de Francês Lúcia Linhares e Educação Física, Vânia Pereira.


Os alunos elaboraram um cartaz na aula de Educação Visual (com o contributo da professora Lídia Rosa) alusivo ao tema dos valores para oferecer ao Lar. Foi ainda feita uma recolha de donativos por parte dos discentes e docentes com os valores alcançados, ofereceu-se uma planta aos utentes do Lar.


Os alunos puderam conhecer o Lar, bem como as atividades lá desenvolvidas, foi promovida uma sessão de atividade física com exercícios de equilíbrio, mobilidade articular e alongamentos aos utentes do lar ministrada pela docente Vânia Pereira com a ajuda dos alunos da turma. Depois os alunos puderam conversar com os idosos. Os estudantes tiveram como ponto de partida um questionário informal e meramente indicativo elaborado pelos docentes de Formação Pessoal e Social e Francês.


Depois da visita os alunos fizeram uma reflexão sobre a solidariedade e a generosidade nas disciplinas de Francês e Formação Pessoal e Social e colaboraram numa exposição da semana da Europa alusiva ao tema dos valores. Cada um construiu uma flor com um valor escrito em Francês.

 

Capturar

"Le jour de la Saint-Valentin, le 14 février, est considéré dans de nombreux pays comme la fête des amoureux. Les couples en profitent pour échanger des mots doux et des cadeaux comme preuves d’amour ainsi que des roses rouges qui sont l’emblème de la passion."

https://fr.wikipedia.org/wiki/

 

Saint-Valentin


"Sous le ciel de Paris
S'envole une chanson
Elle est née d'aujourd'hui
Dans le coeur d'un garçon
Sous le ciel de Paris
Marchent des amoureux"
https://www.youtube.com/watch?v=XxGeJILz3bQ

 

imagem2