Delegada de Grupo

Edite Andrade

 

Clica na imagem para visualizares a apresentação:

expo juin2017

No dia 4 de abril de 2017 a turma E do 9º ano realizou uma visita de estudo ao Lar de São Francisco do presente ano das 14 às 16h, no âmbito das Disciplinas de Francês e Formação pessoal e social.


A visita teve como objetivos promover a cidadania, impulsionar o encontro intergeracional através do convívio dos jovens com os utentes do lar permitindo aprendizagem de parte a parte, estimular o respeito e consideração pela pessoa idosa, desenvolver competências de generosidade e solidariedade; trabalhar o tema da solidariedade na disciplina de Francês e fomentar a importância do exercício e atividade física na promoção de um estilo de vida saudável.


Os alunos foram acompanhados pelo Diretor de Turma Dinarte gaspar, e pelas professoras das disciplinas de Francês Lúcia Linhares e Educação Física, Vânia Pereira.


Os alunos elaboraram um cartaz na aula de Educação Visual (com o contributo da professora Lídia Rosa) alusivo ao tema dos valores para oferecer ao Lar. Foi ainda feita uma recolha de donativos por parte dos discentes e docentes com os valores alcançados, ofereceu-se uma planta aos utentes do Lar.


Os alunos puderam conhecer o Lar, bem como as atividades lá desenvolvidas, foi promovida uma sessão de atividade física com exercícios de equilíbrio, mobilidade articular e alongamentos aos utentes do lar ministrada pela docente Vânia Pereira com a ajuda dos alunos da turma. Depois os alunos puderam conversar com os idosos. Os estudantes tiveram como ponto de partida um questionário informal e meramente indicativo elaborado pelos docentes de Formação Pessoal e Social e Francês.


Depois da visita os alunos fizeram uma reflexão sobre a solidariedade e a generosidade nas disciplinas de Francês e Formação Pessoal e Social e colaboraram numa exposição da semana da Europa alusiva ao tema dos valores. Cada um construiu uma flor com um valor escrito em Francês.

 

Capturar

"Le jour de la Saint-Valentin, le 14 février, est considéré dans de nombreux pays comme la fête des amoureux. Les couples en profitent pour échanger des mots doux et des cadeaux comme preuves d’amour ainsi que des roses rouges qui sont l’emblème de la passion."

https://fr.wikipedia.org/wiki/

 

Saint-Valentin


"Sous le ciel de Paris
S'envole une chanson
Elle est née d'aujourd'hui
Dans le coeur d'un garçon
Sous le ciel de Paris
Marchent des amoureux"
https://www.youtube.com/watch?v=XxGeJILz3bQ

 

imagem2

 

DHomme

L'Assemblée générale des Nations Unies a proclamé le 10 décembre Journée des droits de l'homme en 1950 (résolution 423 (V) ) afin de promouvoir auprès de tous les peuples la Déclaration universelle des droits de l'homme, idéal commun à atteindre par tous et par toutes les nations. 
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 10 de dezembro Dia dos Direitos do Homem em 1950 (resolução 423 (V)) para promover, entre todos os povos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ideal comum a atingir por todos e por todas as nações.
En 2016, la Journée des droits de l'homme appelle chacun d'entre nous à défendre les droits de quelqu'un ! Il est de la responsabilité de tous de soutenir les droits de l'homme. Tout le monde doit prendre position et défendre les droits des réfugiés ou des migrants, ou les droits des personnes touchées par un handicap, les droits des personnes LGBT, les droits des femmes, des peuples autochtones, des enfants, les droits des personnes d'ascendance africaine ou toute autre personne susceptible de souffrir de discriminations ou de violences.
Em 2016, o dia dos direitos humanos apela a cada um de nós defenda os direitos de alguém! É responsabilidade de todos apoiar os direitos humanos. Todos devem levantar-se e defender os direitos dos refugiados e migrantes, ou os direitos das pessoas com deficiência, os direitos dos LGBT, os direitos das mulheres, dos povos indígenas, das crianças, dos direitos das pessoas de ascendência africana, ou de qualquer outra pessoa que provavelmente sofra discriminação ou violência.

 

 

 

Muitos alunos, e  encarregados de educação,  se questionam sobre a importância da aprendizagem da língua francesa. Apresentamos algumas respostas neste vídeo. Na aula de Francês, poderão comentar este assunto com as vossas professoras.

Nous vous souhaitons une excelente rentrée et une année scolaire pleine de succès!!