Ligações

1 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

No dia 4 de abril de 2017 a turma E do 9º ano realizou uma visita de estudo ao Lar de São Francisco do presente ano das 14 às 16h, no âmbito das Disciplinas de Francês e Formação pessoal e social.


A visita teve como objetivos promover a cidadania, impulsionar o encontro intergeracional através do convívio dos jovens com os utentes do lar permitindo aprendizagem de parte a parte, estimular o respeito e consideração pela pessoa idosa, desenvolver competências de generosidade e solidariedade; trabalhar o tema da solidariedade na disciplina de Francês e fomentar a importância do exercício e atividade física na promoção de um estilo de vida saudável.


Os alunos foram acompanhados pelo Diretor de Turma Dinarte gaspar, e pelas professoras das disciplinas de Francês Lúcia Linhares e Educação Física, Vânia Pereira.


Os alunos elaboraram um cartaz na aula de Educação Visual (com o contributo da professora Lídia Rosa) alusivo ao tema dos valores para oferecer ao Lar. Foi ainda feita uma recolha de donativos por parte dos discentes e docentes com os valores alcançados, ofereceu-se uma planta aos utentes do Lar.


Os alunos puderam conhecer o Lar, bem como as atividades lá desenvolvidas, foi promovida uma sessão de atividade física com exercícios de equilíbrio, mobilidade articular e alongamentos aos utentes do lar ministrada pela docente Vânia Pereira com a ajuda dos alunos da turma. Depois os alunos puderam conversar com os idosos. Os estudantes tiveram como ponto de partida um questionário informal e meramente indicativo elaborado pelos docentes de Formação Pessoal e Social e Francês.


Depois da visita os alunos fizeram uma reflexão sobre a solidariedade e a generosidade nas disciplinas de Francês e Formação Pessoal e Social e colaboraram numa exposição da semana da Europa alusiva ao tema dos valores. Cada um construiu uma flor com um valor escrito em Francês.

 

Capturar