Ligações

TvSTicon 

moodle1

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

 

Delegada de Grupo

Ana Vale

   No dia 11 de maio, a Escola EB/PE de Santo António e Curral das Freiras fez-se representar na cerimónia da entrega de prémios do “Concurso Cria Poesia”, promovido pela Associação Juvenil Criamar.  
   As alunas Albany Rodrigues e Jarline Vieira, da turma do 9º1, do edifício do Curral das Freiras, participaram no concurso, com a categoria de poesia visual, tendo sido os trabalhos orientados pelos docentes de Português e de Educação Visual.
   O evento foi bastante significativo, pois os alunos de diversas escolas tiveram oportunidade de ver reconhecidos os seus talentos, pela divulgação dos seus trabalhos ao público presente.
Além disso, o momento promoveu o convívio saudável entre todos os elementos envolvidos, provenientes não só do Arquipélago da Madeira, como também dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde.
   Como complemento desta atividade e de forma a exponenciar o momento, no dia seguinte, realizou-se o Cruzeiro Poético ao Porto Santo. Das várias atividades realizadas neste dia, destaca-se o Jogo de Pista, com o objetivo de fazer o reconhecimento do local. Constituíram-se equipas de 8 a 10 elementos, provenientes de um mínimo de dois arquipélagos diferentes. Saiu vencedora a equipa “Ilha Campo Verde”, na qual a nossa Escola estava integrada!
   Foi um fim de semana muito positivo para todos, que teve em comum o gosto pela poesia e a origem dos participantes: a Macaronésia. Um ótimo exemplo de que não somos ilhas isoladas e que é na união e que nos fortalecemos como ser humanos.

 

Professora Ana Rita António

 

1

Imagem: Criamar

 

 

2

Imagem: Criamar

 

No dia 20 de março, o contador de histórias Rodolfo Castro deslocou-se ao edifício do Curral das Freiras, tendo dado corpo e voz a um conjunto de histórias da sua terra, numa empolgante sessão de quase uma hora.
A atividade destinou-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos, dos cursos CEF e Profissional e contou também com a presença dos formandos do ensino recorrente, cujas aulas funcionam nas instalações da Casa do Povo do Curral das Freiras, bem como dos utentes do Centro de Dia desta mesma instituição.
Miúdos e graúdos ficaram completamente rendidos ao dom manifestado por Rodolfo Castro a contar as suas histórias.
Aproveito a oportunidade para agradecer à Escola EB/PE de Santo António e Curral das Freiras todo o apoio dado na concretização desta atividade, providenciando toda a logística necessária, através da colaboração dos vários setores e elementos do estabelecimento de ensino.
Um agradecimento especial à Associação Contigo Teatro, promotora desta iniciativa, que superou todas as expectativas junto da comunidade escolar e local.
Professora Ana Rita António

 

RC

Foto cedida pelo Técnico de Biblioteca Paulo Calor

O Projeto Baú de Leitura da EB/PA de Santo António e Curral das Freiras promoveu a 1ª fase do Concurso Triatlo Literário no passado dia nove de janeiro. Realizou-se na sala de sessões da escola de Santo António, pelas 17h. Esta iniciativa contou com a colaboração dos docentes de Português e o júri foi constituído pelos professores Rui Duarte Pereira, Ana Vale e Vanda Pereira.
As três provas realizadas (de leitura, escrita e de interpretação) incidiram sobre o conto “As três maçãzinhas de oiro”, de Trindade Coelho, retirada da obra Os Meus Amores, tendo ficado apurado para a segunda fase do concurso o aluno Ivan Neves Vasconcelos do 9.º ano, turma A.
Todos os alunos participantes tiveram desempenhos excelentes e receberam prémios simbólicos. Desejamos-lhe boa sorte, sendo uma atividade admirável que promove o talento dos alunos através da leitura, da interpretação e da escrita, possibilitando, assim, o seu enriquecimento cultural.

 

 

A nossa escola participou no concurso CriaPOESIA, Encontro Juvenil do Atlântico, um concurso de Poesia e Poesia Visual que vai na sua 4.ª edição e que pretende ser uma forma de dar voz aos jovens poetas-artista.

Alguns alunos do CEF Operador de Informática, 8ºD e 9ºD, sobre orientação das Professoras Ana Vale, Magda Lopes e Rita Fernandes, participaram no concurso em ambas as categorias.

Quase 600 pessoas, entre alunos, professores e elementos da organização embarcaram no navio ‘Lobo Marinho’ para uma viagem ao Porto Santo no dia 13 de maio.

 

Magda Lopes

 

poesia

Este trabalho insere-se na sequência didática da disciplina de  Português sobre o texto poético. Os alunos tinham como atividade criar um áudio ou um vídeo com um poema do manual de 9º ano.

 

Atividade didática da disciplina de  Português from tvsantoantonio on Vimeo.