Delegada de Grupo

Adriana Fernandes

  

 

No dia quinze de outubro de dois mil e dezoito, no turno da tarde, a turma C do sexto ano, recebeu a malta do diário e juntos, fizemos uma grande festa.

A nossa turma teve o privilégio de ser escolhida para este festejo, e brincando ficamos a saber muito sobre o valor da reciclagem, principalmente sobre o Oleão.

Nas aulas de Formação Pessoal e Social com a nossa Diretora de Turma, professora Carmo Afonso, falamos sobre o assunto e nas aulas de português, com a professora Ermelinda, redigimos frases e pequenos textos alusivas ao tema.

Nas aulas de Educação visual, sob a orientação das professoras Adriana Fernandes e Carmo Afonso, demos asas à nossa criatividade e fizemos os trabalhos em tamanho A4”, publicados na revista semanal da Malta, do dia 18 de outubro.

No dia 16 de outubro, nossa tarde livre, viemos em peso receber os convidados e as mascotes Estepilha e o Agadoizó.

Tivemos uma aula no jardim com o Sr. Pedro Silva, técnico da Câmara Municipal do Funchal (Edilidade que tem protocolo com o Diário) sobre o tema “O Oleão”. Aprendemos que não se deve usar o óleo mais do 2 vezes, não se deve despejá-lo na pia, sob pena de a entupir, devemos colocar numa garrafa o óleo depois de frio, fechá-la e depositar no Oleão. Não se deve misturar várias qualidades de óleo, de modo a não invisibilizar a reciclagem.

Demos ainda entrevistas, que foram registadas e gravadas para sair na revista.

Foi uma tarde muito bem passada, com as brincadeira e fotos fantásticas que tirámos todos juntos acompanhados dos professores e das mascotes da Malta.

A turma agradece a oportunidade. Obrigada Malta!

 

malta diario

 

      Vejam aqui a revista! http://edicao.dnoticias.pt/malta

                                       As professoras de Ed. Visual: Adriana Fernandes | Carmo Afonso

Aceitando o convite do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e do Ministério de Educação para as escolas dinamizarem atividades entre 29 de outubro e 2 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2018, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”, as professoras do 6º C, Adriana Fernandes e Carmo Afonso, promoveram uma Ação de sensibilização sobre Poupança.

Foram enviados convites aos professores que lecionam Educação Tecnológica para estarem presentes e participarem com as suas turmas, de modo a que, em conjunto, se proporcionasse aos alunos uma aula diferente. 

poupanca1  

Assim sendo, no dia 2 de novembro, na Sala de Sessões do edifício de S. António, professores e alunos juntaram-se para, de forma criativa e divertida, aprender a elaborar um orçamento e a participar num orçamento familiar, a criar a sua própria poupança, a prevenir riscos e a exercer uma cidadania financeira responsável, nomeadamente na escolha de aparelhos que tenham menos consumo energético, de modo a economizar euros e poupar recursos energéticos.

 

poupanca2

Começou-se a analisar o 3º capítulo do Caderno de Educação Financeira, lançado pelo Plano Nacional. Os alunos do 6º C foram lendo, cada um à sua vez, um parágrafo e comentando o que havia sido lido. Gerou-se um debate entre o grupo para, em conjunto, encontrarem respostas.

Cada aprendente, ganhou ferramentas para a análise e compreensão crítica do texto, de forma a permitir a construção do conhecimento. 

poupanca3

De seguida, os alunos selecionaram um dos temas apresentados pelas professoras, de modo a apresentar os resultados da pesquisa à turma na aula seguinte à da ação de sensibilização. Foram estes os temas propostos: “Quais os 13 aparelhos domésticos que gastam mais energia, mesmo sem os usar”; “7 formas de poupar nas contas da casa”; “Como pagar menos eletricidade e alterar comportamentos”; “Conta da luz muito alta: o que pode ser e como resolver”; “Como poupar energia no frigorífico em 10 truques”; e “18 estratégias para poupar em 2018”.

Como trabalho de casa, os alunos foram convidados a, juntamente com os encarregados de educação, preencher um questionário, de modo a ajudá-los a: pensar e ponderar antes de comprar; ver quais as suas necessidades; relembrar que compradores impulsivos correm o risco de esgotar o seu dinheiro em bens supérfluos; estar atentos às estratégias que seduzem o consumidor; identificar aparelhos domésticos que gastam mais energia e saber como evitar e/ou reduzir esta despesa e viver de acordo com as suas possibilidades. Para isso, é aconselhável elaborar um orçamento familiar.

 

poupanca4

 

 

Em jeito de conclusão:

- Adotar comportamentos certos conduzam à poupança;

- “Ganha o que souberes e poupa o que puderes” é o segredo da boa gestão das finanças familiares;

- Guardar hoje para ter amanhã – é a chave para o sucesso de um projeto de vida bem planeado;

- Tostão a tostão, se faz um milhão.

 

 

 

A delegada de ET

Adriana Fernandes 

A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António promoveu a Semana da Europa entre os dias 6 e 11 de maio de 2018.  A fim de participar nesta comemoração cujo tema foi o Património, os alunos do 6º D, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, desenvolveram um projeto interdisciplinar com o objetivo principal de mostrar a cultura e as tradições madeirenses, nomeadamente os trajes e profissões regionais e o carnaval madeirense. Esta tradição é considerada pelo povo madeirense o mais autêntico e o que melhor que espelha a tradição e a memória dos tempos áureos da Rua da Carreira.

 

 (Clica na imagem para visualizares a apresentação sobre o projeto)

 

Patrimonio pag escola

No passado mês de março, teve lugar mais uma atividade destinada a alunos dos Percursos Curriculares Alternativos na Disciplina de Educação Visual e Tecnológica: um Workshop "Roda bumerangue - a exploração da energia potencial elástica através da construção de uma roda que produz movimento recíproco ou alternado descrevendo uma trajetória retilínea". 

Final from tvsantoantonio on Vimeo.