Projeto Rede De Bufetes Escolares Saudáveis

Projeto de Educação Alimentar da Região Autónoma da Madeira

 

Responsável pelo projeto:

Prof. Catarina Alves

 

http://rbes.weebly.com/

 

 

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) decretou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. Desta forma, a escola como agente relevante neste processo pode sensibilizar para importância da produção sustentável  das leguminosas e deve actuar em conformidade fazendo alterações graduais na sua ementa escolar.
Algumas das atividades promovidas pela Clube da Alimentação Saudável:


    - Introdução regular de leguminosas nas sopas (como as ervilhas, grão de bico, feijão, lentilhas, favas, etc.) por forma a aumentar o seu aporte nutricional;


    - Exposição com posters informativos, na cantina e no 4º piso, sobre a importância da utilização das leguminosas secas em todo o sistema alimentar, bem como os seus benefícios na fertilização dos solos, para as alterações climáticas e no combate à mal nutrição;


    - Criação de um prato um prato vegetariano, com recurso a uma proteína de origem vegetal (leguminosa), como uma alternativa à ementa existente para ser servido no bar dos alunos e professores.

 

leguminosas2

 

 

   No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala no dia 16 de outubro, a professora Cararina Alves dinamizou uma paletra para as turmas: 9ºA; 9ºC; 9ºF, no dia 17 de outubro.

   Consciente do papel ativo da escola enquanto meio privilegiado para a promoção e adoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis, esta palestra teve como principal foco demonstrar que a pecuária intensiva é um dos principais sectores industriais com maior impacto negativo no meio ambiente, causando inúmeras alterações climáticas. Por outro lado, foram referidas e enaltecidas as declarações da FAO relativamente a 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, precisamente por ser uma proteína vegetal de baixo custo energético e de alto valor nutritivo.

1alimentacaosaudavel

pdf