Ligações

Provas2018

TvSTicon

moodle1

 place1

 ementas

 logotipo eco escolas

A nossa escola tem um novo Projeto. Pretende sensibilizar toda a comunidade educativa para o conhecimento e a prática dos Direitos Humanos e divulgá-los. Como refere a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu artigo 1º “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”


“Os Direitos Humanos têm que sair do papel.”

 

A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio

 

DH1a

O Projeto dos Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social promoveu uma visita de estudo à Fundação Nossa Senhora da Conceição, no dia 4 de maio. Alguns alunos do 8ºC tomaram conhecimento da História da instituição e do seu modo de funcionamento. Foi uma atividade muito enriquecedora que consciencializou os alunos para a importância social da instituição no passado e na atualidade e, também, para o papel fundamental da mesma na proteção de crianças e jovens em risco.


A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1º de Maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo. Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.
Para assinalar este dia o Projeto Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão expôs um placard com a História e imagens alusivas ao dia.
Artigo 23.º
1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social.
4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.

 

A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio

 

 Trab2   Trab1

 

 

A convite do Projeto Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão, realizou-se na escola no dia 24 de abril, uma palestra dinamizada pelo Exército Português- Comando da Zona Militar da Madeira, subordinada ao tema “Missão Militar”. Estiveram presentes alunos do CEF II, CEF IV e 9ºC.

fotopalestra exército


A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio

O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo assinala-se a 11 de março. Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo. O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído em 2004. O Conselho Europeu instaurou a data a 25 de março na sequência dos atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004 e que causaram 91 mortos 1800 feridos.
Os alunos do CEF II- Práticas Comerciais realizaram trabalhos de pesquisa sobre o tema que foram expostos na escola, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para este problema mundial.

 

A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio

 

IMG 20180316 135817 resized 20180316 020328243 min  IMG 20180316 140010 resized 20180316 020329982 min

 

Em colaboração com a disciplina de História, o Projeto dos Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão participou na exposição sobre a temática “O papel da mulher no século XX”, realizada na nossa escola. Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, os alunos do 8ºC e D, elaboraram flores em materiais recicláveis par ornamentar a exposição.


O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. Este dia é assinalado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Tem por objetivos recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico. Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

 

Dia da Mulher from tvsantoantonio on Vimeo.

 

 


A responsável do projeto:
Eugénia Escórcio