Ligações

TvSTicon 

moodle1

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

logotipo eco escolas                                cartazecocodigo1

                                                                                           (Clique na imagem)


 

   No âmbito da comemoração da Semana da Árvore, o Parque Ecológico do Funchal (CMF) em parceria com o Projeto Eco-Escolas da nossa escola (edifício sede) levou a cabo uma atividade de sensibilização e plantação de árvores no terreno, no dia 15 de março.
   Os alunos do 8º A e D e do CEF de Operador de Informática 3, do Edifício de Santo António, participaram com muito gosto e empenho nesta ação que teve como fruto a plantação de 56 árvores e arbustos, contribuindo desta forma para a reflorestação do nosso Parque Natural, bem como, para a melhoria da qualidade de vida e do habitat dos seres vivos da nossa região.
As 56 espécies plantadas foram as seguintes:

 

tabela

 

   A atividade prática foi precedida por uma sessão de informação sobre as ações desenvolvidas no Parque Ecológico do Funchal seguida por uma amostra de algumas espécies (fauna e flora) existentes na região.
   Os alunos foram muito prestativos e demonstraram interesse e empenho nas atividades desenvolvidas.
   Agradecemos o apoio prestado pelos serviços da CMF, nomeadamente o transporte e o apoio do Parque Ecológico do Funchal na realização da atividade.

 

 

O Eco-Código é um código de conduta que regulamenta as questões ambientais da escola. Foi elaborado pelos alunos da escola um conjunto de frases (ideias e compromissos) que o traduzem.

Neste ano letivo 2018/2019, os temas abordados são: Água, Energia, Resíduos (temas obrigatórios definidos pela Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE), Mar, Floresta (temas definidos pela ABAE para o presente ano letivo), Espaços Exteriores e Biodiversidade (temas facultativos do edifício de Santo António) e Espaços Exteriores e Agricultura Biológica (temas facultativos do edifício do Curral) .

O Eco-Código é dirigido a toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e é necessário alertar para a mudança efetiva dos comportamentos.

 

 

pdf

 

 

 

Consulte aqui o ECO-Código

 

Seminário Nacional Eco-Escolas 2019

 

Nos passados dias 18, 19 e 20 de janeiro decorreu em Lagoa, Algarve, o Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas 2019 em que participou o prof. Paulo Cardoso, coordenador do projeto no estabelecimento do Curral das Freiras.

 

Sem eco 5

 

Ver Documento: Clique Aqui

 

Ver Galeria de Fotos: Clique aqui

 

 

No passado dia 12 de novembro, a turma do 3ºano deslocou-se a Câmara de Lobos para, em nome da escola, hastear a bandeira Eco-escolas em conjunto com todas as escolas do município.

 

Os alunos participaram num peddy paper, assistiram às atuações de alguns colegas, hastearam a bandeira recebida e formaram a palavra MAR com as bandeiras verdes.

 

Ver Galeria

No dia 5 de junho, comemorou-se o DIA DO ECO-ESCOLAS 2018, dia em que também se celebrou o Dia Mundial do Ambiente.

No sentido de sensibilizar toda a comunidade para as questões ambientais, foram expostos alguns trabalhos alusivos à temática do ambiente, sobretudo ao tema do ano, A FLORESTA.

No 5º piso esteve erguida a “Árvore dos compromissos”, atividade sugerida pela ABAE e que foi desenvolvida sobretudo pelos alunos do 6ºE (E.V.) sob a orientação da professora Elisabete Madureira. Na árvore dos compromissos estavam algumas folhas escritas com alguns dos compromissos que estes alunos determinaram para melhorar o meio ambiente e contribuir para a preservação do mesmo. Esta ÁRVORE representa simbolicamente alguns gestos do nosso quotidiano e o compromisso é pô-los em prática para preservar o nosso planeta.

33  32

No 5º e 4º pisos, foram expostos trabalhos efetuados em E.V. (2º Ciclo), nomeadamente o trabalho a concurso nacional “Uma árvore nativa da minha terra” e alguns cartazes cinéticos e outros alusivos ao Dia Mundial do Ambiente realizados pelos alunos do 6ºD, sob a orientação das professoras Adriana Fernandes e Carmo Afonso; alguns cartazes alusivos à temática do ambiente realizados pelos alunos do 6ºB sob a orientação dos professores José Manuel Nunes e Renato Barros e ainda algumas BDs realizadas pelos alunos do 5ºB, sob a orientação dos professores José Manuel Nunes e Elisabete Madureira.

29  30

31   19

20

Ainda no 5º piso, teve a exposição de trabalhos realizados na disciplina de Ciências pelos alunos do 8º C e D, sob a orientação da professora Iva Duarte, alusivos à correta separação dos resíduos e à utilização dos devidos ecopontos. Alguns destes trabalhos eram jogos lúdico didáticos que além de sensibilizar e divulgar também proporcionaram alguns momentos de lazer.

residuos solidos eco pontos1 min  residuos solidos eco pontos2 min  

Uma das atividades que também consta do Plano de Ação do Eco-Escolas é a campanha de sensibilização “Por uma escola mais LIMPA!”. No 3º piso, junto à entrada, vão continuar expostos vários cartazes e trabalhos realizados pelos alunos do 6ºE e 6ºC em E.V., no Clube de Pintura e nas Modalidades Artísticas. Esta campanha visa reforçar conhecimentos relativos à Política dos 3 ”R” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), apelar a toda a comunidade para a preservação dos nossos espaços limpos e para a correta utilização dos eco pontos.

9  10

11

No âmbito do tema a FLORESTA, com o objetivo de divulgar algumas plantas autóctones e invasoras, foram projetados, no bar dos alunos, os trabalhos do 8ºC e D realizados em Ciências sob a orientação da professora Iva Duarte. Também foram projetados os trabalhos do 9ºD, realizados em Geografia sob a orientação do professor Marco Cardoso, alusivos à temática do concurso nacional “Uma árvore, uma floresta”.

28  

Subcategorias