Ligações

1 

moodle1

requisicoes_link.png

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

logotipo eco escolas                                cartazecocodigo1

                                                                                           (Clique na imagem)


 

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

O Programa Eco-Escolas definiu o “DIA ECO-ESCOLAS” aquele em que também se comemora o DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE (22 de maio). Para tal, ao longo do mês de maio, foram realizadas 2 atividades:

*Foi dinamizado o jogo didático pedagógico “Olha a Árvore” (de 4 a 24 de maio) também incluído no programa das atividades comemorativas da Semana da Europa (de 4 a 7 de maio).

Esta atividade enquadra-se no 5.º Pilar do Pacto Ecológico Europeu – “Ecossistemas e Biodiversidade” bem como nos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais (8.º ano) na qual foi implementada a dinâmica, uma vez que um dos conteúdos lecionados neste ano é a Biodiversidade.

O Jogo (puzzle) acompanhado de um questionário sobre As Árvores Nativas de Portugal, trata-se de um recurso cedido pela ABAE, que os professores consideraram muito interessante e os alunos (5 turmas) também gostaram muito.

O Programa Eco-Escolas agradece a DRAAC (Direção Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas) pela colaboração e apoio na implementação da atividade.

* “As aves do nosso jardim” – Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5.ºG, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) no qual intervieram as disciplinas de Português, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual e Tecnológica. Neste ano letivo, o Programa Eco-Escolas tem como temas principais O Ar e Os Espaços Exteriores e esta atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação dos Espaços Exteriores – o jardim e da biodiversidade (as aves) nele existente.

Para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, deixamos também aqui a mensagem transmitida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que alerta para a importância de contribuirmos todos para a preservação de um planeta saudável de forma a alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ONU Portugal - Dia Internacional da Biodiversidade | Facebook

Agradecemos a toda a comunidade educativa que colaborou na implementação das atividades e contribuiu para alcançar os objetivos propostos.

A Coordenadora do Eco-Escolas

ONU Portugal - Dia Internacional da Biodiversidade | Facebook

 

 

A equipa TIC e o projeto Eco-escolas, com a colaboração dos alunos do CEF3 – Operador de Informática, irão promover uma campanha de recolha de lixo eletrónico no âmbito do projeto “Geração Depositrão”. Esta iniciativa pretende reunir diversos materiais eletrónicos descontinuados, pequenos eletrodomésticos, material informático diverso, tinteiros, toners, baterias e carregadores. Este material deverá ser entregue aos alunos do CEF3, no piso 4, junto à oficina de reparação de computadores SOS-PC.

Contamos com a vossa colaboração!

Depositrao

A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras - sede aproveita esta época natalícia para lançar esta Ação de Sensibilização “Natal Ecológico”, no âmbito dos temas da Economia Circular e dos Resíduos.

O cartaz utilizado é da autoria da Areal Editores, no qual são dadas 10 dicas sobre como poupar, reduzir e/ou reutilizar, contribuindo, desta forma, para uma comunidade mais sustentável.

Lembra ainda que é nos pequenos gestos do dia a dia que podemos dar o nosso contributo em prol do ambiente.

A equipa dinamizadora do Projeto, aproveita também para desejar a toda a comunidade um Santo e “Ecológico” Natal e que o ano 2021 seja um ano de esperança e de “renovadas energias”!

nata eco

Foi assinalado este dia com a elaboração de trabalhos e vídeos realizados pelos alunos no âmbito dos PAFC do 9ºD (sob o tema "Educação para a Saúde") e do 9.ºE, em colaboração com o Eco Escolas.
Os vídeos foram solicitados pela docente da disciplina de Ciências Naturais, mas os temas da alimentação saudável, da saúde e da gastronomia foram trabalhados em articulação com os conteúdos das disciplinas de Francês, Inglês, Educação Física e Educação Visual.
Divulgamos alguns dos trabalhos realizados e aproveitamos para referir o empenho e dedicação dos alunos e dos seus familiares que também colaboraram.
 
Poderão também consultar as informações divulgadas pelo Serviço Nacional de Saúde acerca da efeméride:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No dia 19 de novembro foi hasteada a Bandeira Verde – Eco Escolas, no edifício do Curral das Freiras, galardão relativo ao ano letivo 2019/2020 atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Estiveram presentes as alunas que hastearam a bandeira, Jéssica Tatiana Freitas Vieira e Vânia Fernandes Camacho em representação dos alunos da escola, o coordenador do projeto, Paulo Cardoso, o coordenador do estabelecimento de ensino, Arlindo Costa, o representante da Direção, António Olim, a Exa. Sra. Vice-presidente e Vereadora da Educação, Intervenção Social e Juventude, Dra. Sónia Pereira, a Assistente Técnica, Wendy Freitas.

 

DSCF3351

 

 

 

Subcategorias

Galardão ECO-ESCOLAS que a escola recebeu referente ao ano letivo 2016-2017.

 

2017 11 09 Sónia Dória155