Ligações

Provas2018

TvSTicon

moodle1

 place1

 ementas

 logotipo eco escolas

No dia 12 de abril de 2018, os alunos do 9ºD, no âmbito da disciplina de Geografia em parceria com o Projeto Eco-Escolas realizaram uma visita de estudo ao Parque Florestal do Ribeiro Frio.

Esta atividade teve como objetivo realizar um trabalho de recolha de fotografias para posterior divulgação em poster ou video de 12 espécies da Madeira, nomeadamente: Sanguinho, Barbusano, Pau-Branco, Loureiro, Perados, Folhado, Til, Gingeira Brava, Vinhático, Urzes, Uveira e Aderno. Também foram vistas algumas espécies invasoras e endémicas da Madeira.
A visita foi orientada pelo técnico do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza que elucidou os alunos acerca das diversas espécies em estudo
Este trabalho será alvo do Concurso Nacional - “Uma árvore, uma floresta”, promovido pela Associação de Professores de Geografia, cujos objetivos principais são despertar a curiosidade geográfica como promotora da educação para a cidadania, conhecer a biodiversidade da floresta autóctone portuguesa e relacionar a importância da floresta autóctone com a prevenção e mitigação de riscos. Esta atividade visa também reforçar a preservação da FLORESTA, tema principal do Eco-Escolas neste ano letivo.
Os alunos demonstraram interesse ao longo da visita e empenho na recolha de dados e imagens para a realização do respetivo trabalho.
Ao longo do percurso realizado, foi possível observar os efeitos da devastação das serras da Madeira devido aos incêndios florestais. No final do passeio, os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar o viveiro das trutas.