Ligações

TvSTicon 

moodle1

 place1

At

ementas

 

 logotipo eco escolas

   Para assinalar esta data tão importante, o Eco-Escolas do edifício de Santo António, plantou um arbusto no jardim da escola.

   No sentido de preservar a flora endémica da nossa ilha, foi plantado um arbusto denominado Isoplexis sceptrum, contributo prestado por alguns alunos do 8ºA com o apoio da sua Diretora de Turma. Agradecemos a colaboração do Parque Ecológico do Funchal na cedência desta planta

   O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.

   Bem-haja a todos aqueles que vêm a Terra como o seu Mundo e que se esforçam pelo seu cuidado e preservação através de pequenos atos que podem salvar a nossa existência e garantir o nosso futuro!

 

 

Características da planta:

Isoplexis sceptrum

Origem: Wikipédia

planta

 

O Isoplexis sceptrum é uma planta da família Plantaginaceae, espécie endémica da ilha da Madeira com a denominação Isoplexis sceptrum (L.f.) Loud.

Apresenta-se como um arbusto ramificado perene, com até 4 metros de altura. Folhas grandes, obovado-oblongas, de 10 a 40 centímetros de comprimento, agudas, serradas, reunidas na parte terminal dos ramos.

As flores desta planta são subsésseis reunidas em cachos densos, terminais, glanduloso-pubescentes; corola de 2-3,5 centímetros e laranja-amarelada com linhas purpurescentes, de tubo cilíndrico-campanulado, lábio superior inteiro e lábio inferior com 3 lobos.

Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira, que ocorre em comunidades de caulirrosulados. A floração ocorre de junho a agosto.