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Atividades

 

Este ano, o Carnaval será vivido de forma diferente: não haverá cortejos, nem foliões nem a habitual alegria de outros anos, mas será, sem dúvida, uma época para desfrutar em família, fazendo brincadeiras e partilhando bons momentos com os que moram connosco, pois cada um de nós é um agente de saúde pública, e o combate a este inimigo invisível, que praticamente parou o mundo, depende do nosso comportamento responsável e firme.  Provavelmente, teremos mais tempo para fazer os sonhos e as malassadas tradicionais da Madeira, regadas com o nosso delicioso mel de cana. Poderemos também ver filmes ou cortejos de Carnaval de anos anteriores na televisão…

A pandemia veio alterar as nossa vidas de uma forma inesperada e o sistema de ensino teve de mudar e adaptar-se a esta nova realidade. As planificações realizadas pelos docentes de cada uma das disciplinas tiveram de ser alteradas, tendo em conta um regime misto de aulas (presenciais e online).

Esta situação tem sido difícil para toda a comunidade escolar, em especial, para os docentes que têm de lecionar de forma presencial e online no mesmo dia.

Por estes motivos, nós, as dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura, tivemos de alterar a data do concurso de soletração previsto para o dia 12 de fevereiro, por falta de condições para a respetiva realização, visto existirem várias turmas em confinamento. Além disso, a incerteza acerca do que vai acontecer nas próximas semanas, tem provocado o adiamento de outras atividades previstas no âmbito do Projeto Baú de Leitura.

 

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No “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” - Vidas riscadas- 2.ª Guerra Mundial (do horror e da vergonha).

Desistimos. Não há como. Como dizer da angústia e do medo, do espanto e da dúvida, da fome e do frio.

Caem, soltas, na folha branca, palavras que não conseguem resistir ao peso que carregam e assim nos escapam e impedem de contar do tão pouco que sabemos; levam consigo a inutilidade das lágrimas, porque, na incomensurável tragédia, o choro se faz nó de tristeza sem tamanho e se prende, condenado, na caverna do peito, sem grito que o desamarre.

Então, o silêncio – o mais dolorido e negro silêncio perante a nudez da alma e dos corpos, perdido o último sinal da dignidade humana para a mais rasa abjeção.

Não há como achar um fio de luz no negro abismo da noite ou da morte.

Nestes dias, em que a História se faz hoje através de uma onda de publicações literárias que procuram documentar o ódio que matou tantos milhões de europeus perseguidos apenas por terem nascido, ouçamos finalmente as suas vozes: poucas revoltadas, quase sempre resignadas ou acabrunhadas, como se o seu indizível e inimaginável sofrimento se tatuasse em culpa ou estigma. São vozes sem idade, porque de todas as idades, que se afirmam na primeira pessoa do singular -real ou ficcionada-, ou se projetam na de um narrador privilegiado que tudo viu e ouviu e sentiu e viveu, para, iluminado pela força do verbo, nos vir mostrar o horror de um tempo que a todos nos envergonha.

Vamos, finalmente, ouvi-las falar: da vida e do fim, da guerra e da resistência, da solidariedade e do abandono, do desespero e da fé, da solidão, do amor, do perdão.

Vamos libertá-las, lendo-as em páginas onde o testemunho da dor se consubstancia nas palavras, que, ao contrário de nós, alguns conseguiram encontrar. Ainda bem.

De entre tantas obras que, sobretudo nos tempos mais recentes, têm surgido sobre este assunto, aqui lhe deixamos algumas sugestões de leitura recolhidas do nosso acervo particular.

 

 

 

 

Como complemento da leitura do livro O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, sugerimos a visualização do filme homónimo, do qual apresentamos o trailer.

 

 

Projeto Baú de Leitura

Muitos alunos dos 2.º e 3.º ciclos da nossa escola participaram no concurso “Escrita criativa” que decorreu no mês de janeiro, a nível regional. O júri, formado por pessoas ligadas à SRE e pelo escritor Pedro Vale, depois de ler e analisar centenas de poemas, acabou por apurar os vencedores deste concurso de “Escrita criativa”, no âmbito do Projeto Baú de Leitura.

 O primeiro lugar foi para a escola da Ribeira Brava, mas o aluno João Camacho da turma do 7.º1, da nossa escola, ficou em segundo lugar com o poema intitulado “O Livro encantado”. A aluna Maria Clara Pereira, da turma C do 8.º ano de escolaridade, ocupou um honroso 10.º lugar com o seu poema “Dança do mar”.

Um bem haja aos alunos vencedores e a todos aqueles (e foram muitos) que participaram no concurso por terem representado, de forma meritória, a nossa escola.

Parabéns a todos!

Notícia enviada pelas dinamizadoras do projeto baú de leitura: Emília Jordão e Fernanda Araújo

 

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Muitos alunos dos 2.º e 3.º ciclos da nossa escola participaram no concurso “Escrita criativa” que decorreu entre os dias 6 e 28 de janeiro. Os alunos participantes tinham de criar um texto poético baseado numa das dez fotografias propostas.

Durante os meses de fevereiro e março, foram expostos os melhores trabalhos no quinto piso e na Biblioteca do edifício de Santo António e na biblioteca do edifício do Curral das Freiras.

                Os alunos participantes estão de parabéns, pois tivemos textos bastante criativos e de muita qualidade. Aguardam-se os resultados do concurso a nível regional.

Notícia enviada pelas dinamizadoras do projeto baú de leitura: Emília Jordão e Fernanda Araújo

 

 

No passado dia 21 de fevereiro, efetuou-se a última fase do Concurso de Soletração, na EB/PE de Santo António e Curral das Freiras. O concurso dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura contou com a colaboração dos professores de português, e teve como participantes todos os alunos das turmas do segundo ciclo numa primeira fase. Após esta pré-seleção, ficaram inscritos três alunos por turma para a fase final. Esta realizou-se na biblioteca do edifício de Santo António.

O concurso de soletração teve três graus de dificuldade e cada aluno participante ouviu uma palavra, tentando soletrá-la de forma correta. Os objetivos deste concurso são: aperfeiçoar a ortografia; desenvolver o vocabulário e promover a interação entre as diferentes turmas participantes no mesmo.

Os alunos que participaram no concurso demonstraram entusiasmo,  concentração e espírito de competitividade. Após uma final bastante disputada e equilibrada, foram apurados os três vencedores:

1.º Lugar: Maria Leonor Rebolo, 6ºA

2.º Lugar: Laura Margarida Silva, 6ºD

3.º Lugar: Mariana Rodrigues Abreu, 6ºE

Agradecemos a participação e colaboração de todos os alunos e docentes envolvidos nesta atividade e parabenizamos os alunos vencedores.

Notícia enviada pelas dinamizadoras Emília Jordão e Fernanda Araújo

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